Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Atividade econômica cresce pela 1ª vez em seis meses em novembro, aponta Serasa

O Indicador Serasa Experian de Atividade Econômica (PIB Mensal) marcou, em novembro de 2011, crescimento de 0,2% em relação ao mês imediatamente anterior, já se descontando as influências sazonais. Foi a primeira variação positiva mensal da atividade econômica em seis meses, ou seja, desde maio de 2011 a economia brasileira não registrava um crescimento mensal positivo. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (24).
 
Em relação a igual mês de 2010, o crescimento da atividade econômica foi de 0,9% no período. Porém, mesmo com o crescimento de novembro, a taxa acumulada do ano recuou de 3,0% em outubro para 2,8% em novembro, ou seja, caiu abaixo do patamar de 3,0% pela primeira vez no ano.
 
“Assim, mesmo que a atividade econômica cresça novamente no mês de dezembro, o que caracterizaria um processo de reativação da economia no curto prazo, o crescimento acumulado em 2011 deverá ficar mesmo abaixo de 3,0%, a segunda menor taxa anual de crescimento econômico desde 2004, só perdendo para a queda de 0,3% do PIB registrada em 2009”, afirmam os economistas da Serasa Experian.  


voltar