Os produtos laminados a quente atendem às principais aplicações do mercado transformador de aço. São usados especialmente na indústria automobilística, na construção civil e em autopeças, tubos, vasilhames, relaminação e implementos agrícolas.
Os laminados a quente são oferecidos ao mercado com as seguintes especificações:
Aços para Uso Geral
Aços ao carbono-manganês sem adição de elementos microligantes, com garantia do atendimento à composição química, largamente empregados em construção civil e mecânica, autopeças, indústria de móveis, tubos, implementos agrícolas e outros.
Aços para Relaminação
Aços de baixo-carbono acalmados com alumínio, com garantia de composição química e propriedades mecânicas, apresentando características adequadas às aplicações para laminação.
Aços Qualidade Estrutural
Com garantia de composição química e propriedades mecânicas, podem ou não conter elementos microligantes. São amplamente utilizados em componentes estruturais que precisam ter desempenho mecânico aliado a boas características de soldabilidade, como pontes, torres de linhas de transmissão, caçambas e estruturas de máquinas.
Aços Qualidade Estrutural de Boa Conformabilidade
Com garantia de composição química e propriedades mecânicas, podem ser microligados ou não. Largamente utilizados em componentes estruturais conformados a frio, em que são exigidas elevadas resistência mecânica e conformabilidade, além de boa soldabilidade. São aplicados, principalmente, em longarinas, travessas de chassis e rodas automotivas.
Aços Qualidade Estrutural de Alta Resistência
Também com garantia de composição química e propriedades mecânicas, são muito utilizados em aplicações em que se exigem elevados níveis de propriedades mecânicas, mantendo-se boa tenacidade e soldabilidade. Empregados, especialmente, em construção civil e mecânica e implementos agrícolas
Aços Qualidade Estrutural Resistente à Corrosão
Largamente empregados na construção civil, têm garantia de composição química e propriedades mecânicas, apresentando boa tenacidade e soldabilidade, elevada resistência à corrosão atmosférica e alta resistência mecânica. Pertencentes a esta classe de produto, os aços patináveis CSN-COR 420 e CSN-COR 500 têm resistência à corrosão no mínimo quatro vezes superior aos aços estruturais convencionais.
Aços Qualidade Tubos
Aços soldáveis de média e alta resistência mecânica empregados em oleodutos e gasodutos, entre outros, e com diâmetros diferentes para cada aplicação. Por exemplo, os tubos de grande diâmetro, normalmente utilizados na indústria petrolífera, podem ser fornecidos desde a classe API 5L-A, para tubulações sujeitas a menores pressões internas, até classes mais altas, para tubulações que trabalham com grandes pressões.
Aços Qualidade Estampagem
Sua principal característica é a alta conformabilidade, daí serem amplamente utilizados na fabricação de peças ou componentes por processos de estampagem e estiramento. Com garantia de composição química e propriedades mecânicas, podem ser fornecidos nos graus de estampagem média, profunda e extraprofunda.
Aços Qualidade Recipiente para Gases
Também com garantia de composição química e propriedades mecânicas e com características de boa estampabilidade e soldabilidade, destinam-se à fabricação de recipientes para gases, que trabalham sob pressão, como recipientes para gases liquefeitos de petróleo (GLP).